Translate

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

10 lugares interessantes, porém abandonados

Os lugares listados a seguir foram construídos pelas pessoas, tiveram seus tempos áureos e foram úteis de algum modo. Por diversas razões hoje encontram-se abandonados. Conheça-os. A ordem é apenas para organizar melhor, não é classificatória.



10. Hotel del Salto - Colômbia

Inaugurado em 1924 para ser um luxuoso hotel próximo à capital da Colômbia, as margens do rio Bogotá, e com uma bela vista do Salto de Tequendama, foi fechado na década de 1990 em decorrência de uma grave contaminação da água desse rio. O antigo hotel pode ser restaurado e transformado em museu em breve.


09. Monumento Buzludja - Bulgária
Monumento Buzludja (não, ele não foi projetado por Niemeyer!).

O Monumento Buzludja é um imponente monumento ideológico comunista e antiga sala do congresso comunista da Bulgária inaugurado em 1981. Se localiza nos Balcãs búlgaros. Com as mudanças políticas ocorridas na Bulgária e a troca do comunismo pelo capitalismo em 1989 o monumento foi abandonado. 

Interior do Monumento Buzludja.










08. Estátua submersa de Jesus Cristo - Malta
Estátua de Jesus Cristo no fundo do mar.

Feita pelo escultor maltês Alfred Camilleri Cauchi foi colocada originalmente no fundo do mar Mediterrâneo, em Malta, próximo das Ilhas St. Paul. A escultura foi feita em homenagem à primeira visita do Papa João Paulo II à Malta, em 1990. Dez anos depois, a estátua de 13 toneladas foi retirada da água e mais uma vez baixada ao fundo do mar, mas desta vez em um local chamado Qawra Point. O novo local onde foi colocada a estátua é uma área de conservação marinha.

07. City Hall Station - Estados Unidos

Estação City Hall.
Estação de metrô inaugurada em 1904 no centro da Cidade de New York. Foi fechada em 1945, pois com o crescimento do fluxo de passageiros, os novos trens, mais longos, quando chegavam a esta estação, com seus trilhos curvos, não ficavam bem acomodados, surgindo um grande espaço entre o trem e a plataforma. Isso tornava perigoso a descida e subida de passageiros. Além disso, o número de pessoas que utilizavam essa parada era pequeno em relação às outras. Sendo assim, a Estação City Hall foi desativada com o plano de ser transformada em um museu de transito, o que nunca foi realizado, e o local ficou abandonado por anos.

Maunsell Forts.
06. Maunsell Sea Forts - Inglaterra

Conjunto de fortes navais construídos em 1942 no Canal da Mancha para conter os avanços da Kriegsmarine e dos bombardeiros da Luftwaffe  sob comando de Adolf Hitler, na Segunda Guerra Mundial. Deixaram de funcionar e foram abandonados no final da década de 1950. Um desses antigos fortes (o HM Fort Roughs) é reivindicado por nossos amigos de Sealand, que tenta ser o menor país do mundo.


05. Kleven - Ucrânia

Um túnel ferroviário desativado em Kleven, Ucrânia, foi tomado pela vegetação.

Túnel ferroviário em Kleven, conhecido como Túnel do Amor.


Fordlândia. 
04. Fordlândia - Brasil

Vilarejo criado em 1927 às margens do rio Tapajós, no Pará, a mando de Henry Ford. Ele tinha a intenção de produzir látex para confecção de pneus dos carros de sua fábrica. Em decorrência da descoberta da borracha vulcanizada, choque cultural e praga nos seringais o vilarejo foi abandonado em 1945.





03. Metro 2 - Rússia

Suposta imagem do Metro 2.
Não só uma estação do metrô como a City Hall, mas um sistema inteiro abandonado. No entanto, a existência do Metro 2 em Moscou não é confirmada. Estima-se que ele começou a ser construído na era de Stalin e tinha por objetivo ligar pontos estratégicos do país para uma rápida evacuação em caso de guerra, como o Kremlin, a sede do Serviço de Segurança Federal, o escritório da KGB, o aeroporto  Vnukovo-2 e a cidade subterrânea de Ramenki.    



02. Ekranoplano Lun - Rússia

Ekranoplano Lun abandonado.
Os comunistas eram bons em pelo menos uma coisa: criar coisas imponentes, mas inúteis. Ekranoplano é uma mistura de avião com barco capaz de voar a alguns metros acima do nível da água. Alguns modelos eram capazes de transportar grande quantidade de tropas, cargas e até misseis nucleares a uma velocidade de até 550 km. Os ekranoplanos foram desenvolvidos principalmente na extinta URSS e com o fim desse país vários modelos foram abandonados. O único exemplar da classe Lun está abandonado desde o começo da década de 90 num porto na cidade de Kaspiysk, às margens do Mar Cáspio.

Lun em seu tempo áureo.

Centralia.
01. Centralia - Estados Unidos

Centralia foi a cidade que inspirou o game e o filme Silent Hill. As minas de carvão eram a principal renda da cidade. Tudo parecia perfeito para o lugar, até que em algum dia de 1962 um acidente em uma mina causou um enorme incêndio. As pessoas foram instruídas a sair do local para evitar doenças respiratórias. Os habitantes foram indo embora e assim a cidade se tornou fantasma. Cientistas dizem que o fogo poderá continuar ativo por mais 500 anos, o tempo para queimar o carvão do subsolo.


Quem se interessar pelo assunto e quiser desbravar lugares esquecidos pode acessar o site da URBEX Brasil, clicando AQUI. Lá poderá encontrar mais informações sobre o tema ou até participar de alguma expedição organizada pelo grupo!
Por enquanto é isso! Comentem!

Um comentário: